Projeto

O projeto SMARTOUR centra-se em três desafios do planeamento urbano atual: (i) o crescimento significativo do turismo; (ii) o aumento do arrendamento turístico através de plataformas como a Airbnb; e (iii) o aumento substancial do investimento imobiliário e da reabilitação. Em Portugal, tal como noutras cidades Europeias, estes processos estão atualmente no centro dos debates sociais e políticos. Subjacente está o desafio de combinar, de forma sustentável, os usos turístico e residencial através de políticas públicas. Recorrendo à análise comparativa das cidades de Lisboa e do Porto, o SMARTOUR centra-se na análise aprofundada dos impactos socio-espaciais deste rápido crescimento, com o objetivo de fornecer soluções de política pública para um futuro sustentável. 

O SMARTOUR tem o apoio de diversos parceiros, incluindo das Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto. O projeto será desenvolvido por uma equipa de geógrafos, planeadores e um economista, com uma extensa experiência nas áreas do turismo e das migrações, regeneração urbana, smart cities, e políticas públicas. O projeto conta ainda com um grupo de consultores formado por reconhecidos académicos nacionais e internacionais. 

O projeto SMARTOUR (PTDC/GES-URB/30551/2017) é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e cofinanciado pelos programas Compete2020, Portugal2020 e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia. O projeto tem a duração de três anos, com início a 1 de outubro de 2018 e fim a 30 de setembro de 2021.